Revista de Educação, vol. XII, n.º 1, 2004
Departamento de Educação da FCUL

Gestão e articulação de dimensões do currículo de matemática por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: Impacte de um programa de formação

Celina Tenreiro-Vieira e Rui Marques Vieira

Instituto Piaget, Viseu

RESUMO

O estudo foi desenvolvido com a finalidade de descrever analisar os contributos de um programa de formação de professores na (re)orientação de ideias e práticas no sentido de articularem a aquisição de conhecimentos e a promoção de capacidades de pensamento no contexto da resolução de problemas. O estudo envolveu, pois, a concepção, a implementação e a avaliação de um programa de formação focado na gestão de dimensões base do currículo de matemática do primeiro ciclo do ensino básico.

Dos resultados obtidos concluiu-se que o programa de formação ajudou os professores a (re)construirem ideias e a desenvolverem práticas de sala de aula que contemplam a resolução de problemas como um contexto de aquisição de conhecimentos e de desenvolvimento de capacidades de pensamento dos alunos.

Palavras-chave: Formação de professores; Resolução de problemas; Capacidades de pensamento.

Voltar aos resumos | Obter Documento em PDF