Revista de Educação em Educação, vol. XIII, nº2, 2005
Departamento de Educação da FCUL

A Literacia Científica e Percepções dos Alunos do 10º Ano de Escolaridade

Ana Margarida Farinheira *, Jesuína M. B. Fonseca ** e Joseph E. Conboy ***

* Escola E. B. 2, 3 Eng.º Nuno Mergulhão, Portimão, ** Universidade do Algarve, Faro & *** Instituto Superior Afonso III, Loulé

RESUMO

Esta investigação procurou conhecer as diferenças nas percepções dos alunos acerca da ênfase (consecução na aula) e da importância (desejabilidade) da abordagem de temas de literacia científica, na sua dimensão de ciência-tecnologia-sociedade, na disciplina de C.T.V. do 10º ano de escolaridade, bem como averiguar em que medida as caracteristicas dos alunos, condições físicas da escola, e a relação educativa condicionam essas percepções. Participaram no estudo alunos do agrupamento I a iniciar o 11º ano (N=257), reportando-se as suas percepções ao ano lectivo anterior. As diferenças observadas entre níveis de consecução e de desejabilidade foram significativas (p< ,001) para todas as dimensões estudadas (actividades dos alunos, estratégias dos professores, relação professor-aluno, enfâse em temas ciência-tecnologia-sociedade e condições físicas da escola). Características pessoais como as prespectivas dos alunos face à escola e o seu rendimento escolar estão positivamente relacionados com a importância atribuída à abordagem de temas de ciência-tecnologia-sociedade. As raparigas parecem estar mais consciencializadas do que os rapazes para tal importância. As acções que ocorrem na aula, e as condições da escola, relacionam-se de forma positiva com a ênfase efectivamante dada nas aulas aos referidos temas.

Palavras Chave: Literacia Científica; Ensino Secundário; Ciência-Tecnologia-Sociedade; Percepções dos Alunos

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