O diagnóstico das estratégias de aprendizagem e dos hábitos de estudo dos alunos é elemento determinante de uma eficaz intervenção ao nível dos métodos de estudo, nomeadamente, na área de estudo acompanhado. No entanto, são ainda escassos os instrumentos de diagnóstico à disposição dos profissionais de ensino. Em consonância com o referido, construímos e validámos uma Escala de Estratégias de Estudo em Ciências Naturais (3ECN). Esta escala de avaliação é dirigida a alunos do 3º ciclo do ensino básico, e tenta abarcar estratégias de aprendizagem usuais no estudo das Ciências Naturais. Assim, a 3ECN foi administrada a uma amostra de 716 alunos do 3º ciclo que frequentavam escolas do norte e centro do país. Os resultados apontam para uma estrutura dimensional que comporta três factores teoricamente concebidos: Organização e Compreensão da Informação; Esforço e Persistência nas Tarefas; e Ansiedade em Situação de Teste.
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem; Métodos de estudo; Ciências Naturais; Escala.