Analisa-se o modo como os alunos interagem com 2 módulos participativos presentes num centro de ciência. O estudo centra-se, por um lado, na relação comunicacional existente entre alunos e módulos participativos e sua caracterização sociológica e, por outro, na relação entre as características sociológicas específicas dessa comunicação e o desempenho dos alunos. A teoria do discurso pedagógico de Bernstein (1990, 2000) forneceu os conceitos para caracterizar essa interacção e analisar a influência das características de cada microcontexto na aprendizagem científica dos alunos. Estiveram envolvidos 8 alunos do 7º ano de escolaridade com características sociológicas diferentes e usaram-se dois módulos – o Balão de Ar Quente e o Foguetão de Hidrogénio. Os resultados sugerem que o desempenho dos alunos é influenciado tanto pelas características sociológicas dos alunos como pelas características sociológicas específicas da interacção que se estabelece entre alunos-módulos (e dos microcontextos estudados).
Palavras-chave: Centro de Ciência; Módulo participativo; Orientação específica de codificação; Compreensão de conceitos.