Revista de Educação em Educação, vol. XIII, nº1, 2005
Departamento de Educação da FCUL

O Ensino Laboratorial das Ciências Naturais Pós-Revisão Curricular do Ensino Secundário: Que Implicações?

Miguel Marques
Escola Secundária António Gedeão (Almada)

RESUMO

De acordo com os textos do Ministério da Educação, um dos objectivos estratégicos do processo de Revisão Curricular do ensino secundário é a integração das dimensões teórica e prática das disciplinas científicas. Como resultado, o ensino experimental/laboratotial é claramente assumido como cerne de algumas aprendizagens significativas em Ciências.
De Setembro de 2003 a Junho de 2004, primeiro ano da nova disciplina de Biologia e Geologia, uma investigação baseada na observação de aulas e no inquérito a professores e alunos do 10º ano de escolaridade procurou caracterizar a prática laboratorial (estilo, vantagens e problemas) no novo currículo. O ensino observado apresentou um carácter essencialmente demonstrativo, baseado em actividades simples vocacionadas não para o teste mas ilustração de conceitos ou princípios científicos. De entre os problemas identificados, os professores envolvidos destacaram a extensão do programa, impondo a abordagem de um elevado número de conteúdos teóricos, e a incipiente formação contínua sobre o novo contexto metodológico.

Palavras Chave: Revisão Curricular, ensino laboratorial, integração teorico-prática

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