De acordo com os textos do Ministério da Educação, um dos objectivos
estratégicos do processo de Revisão Curricular do ensino secundário é a
integração das dimensões teórica e prática das disciplinas científicas. Como
resultado, o ensino experimental/laboratotial é claramente assumido como cerne
de algumas aprendizagens significativas em Ciências.
De Setembro de 2003 a Junho de 2004, primeiro ano da nova disciplina de Biologia
e Geologia, uma investigação baseada na observação de aulas e no inquérito a
professores e alunos do 10º ano de escolaridade procurou caracterizar a prática
laboratorial (estilo, vantagens e problemas) no novo currículo. O ensino
observado apresentou um carácter essencialmente demonstrativo, baseado em
actividades simples vocacionadas não para o teste mas ilustração de conceitos ou
princípios científicos. De entre os problemas identificados, os professores
envolvidos destacaram a extensão do programa, impondo a abordagem de um elevado
número de conteúdos teóricos, e a incipiente formação contínua sobre o novo
contexto metodológico.
Palavras Chave: Revisão Curricular, ensino laboratorial, integração teorico-prática