Revista de Educação em Educação, vol. XIII, nº1, 2005
Departamento de Educação da FCUL

A Agenda Oculta da Qualificação de Recursos Humanos: Análise em Torno de um Estudo de Caso

Fátima Antunes

Universidade do Minho - Instituto de Educação e Psicologia

RESUMO

A qualificação, conceito empírico, assume uma diversidade de significados que expressam, a cada momento, não só uma dada configuração do fenómeno real como a apreensão que dele foi possível obter. Designando genericamente a qualidade do trabalho, esta noção tem recoberto numerosas acepções que, de algum modo, remetem para formas de articulação entre o sistema educativo e o sistema produtivo.

Por sua vez, o mandato de qualificação de recursos humanos constitui-se como uma fórmula que pode recobrir diferentes processos e fenómenos sociais e educacionais e algumas contradições e ambiguidades. Um estudo realizado em duas Escolas Profissionais permitui identificar, sob o signo daquele imperativo, uma pluralidade de processos em acção, que combinam lógicas múltiplas e híbridas geradas na relação do sistema de ensino com dinâmicas sociais mais vastas, e que é irredutível ao quadro simples da formação de trabalhadores com as qualidades adequadas às necessidades da economia ou aos empregos disponíveis/previsíveis ou da oferta de competências para a competividade.

Palavras Chave: qualificação de recursos humanos; formação; Escolas Profissionais; perfil profissional

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