A qualificação, conceito empírico, assume uma diversidade de significados que
expressam, a cada momento, não só uma dada configuração do fenómeno real como a
apreensão que dele foi possível obter. Designando genericamente a qualidade do
trabalho, esta noção tem recoberto numerosas acepções que, de algum modo,
remetem para formas de articulação entre o sistema educativo e o sistema
produtivo.
Por sua vez, o mandato de qualificação de recursos humanos constitui-se como uma
fórmula que pode recobrir diferentes processos e fenómenos sociais e
educacionais e algumas contradições e ambiguidades. Um estudo realizado em duas
Escolas Profissionais permitui identificar, sob o signo daquele imperativo, uma
pluralidade de processos em acção, que combinam lógicas múltiplas e híbridas
geradas na relação do sistema de ensino com dinâmicas sociais mais vastas, e que
é irredutível ao quadro simples da formação de trabalhadores com as qualidades
adequadas às necessidades da economia ou aos empregos disponíveis/previsíveis ou
da oferta de competências para a competividade.
Palavras Chave: qualificação de recursos humanos; formação; Escolas Profissionais; perfil profissional