Volume VII • n.º 2 • 1998

Artigos

A Restauração Conservadora: Moralidade, Genética e Política Educativa
Michel Apple (Universidade de Wisconsin–Madison, EUA)

Autonomia e Regulação da Mudança Organizacional das Escolas
Manuel Sarmento (Universidade do Minho)

Democracia e Participação: A Feminização da Gestão Escolar e a Realização da Escola Democrática
Custódia Rocha (Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho)

Figuras da Racionalidade Pedagógica. Para uma Epistemologia do Ofício de Educador
Manuel Barbosa (Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho)

Autoformação e Transformação das Práticas Profissionais dos Professores
Maria do Loreto Couceiro (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa)

Ética e Deontologia dos Professores: Pensamento e Práticas
Aline Seiça (Escola Secundária D. Pedro V)

Aprender a Ensinar: Dificuldades no Processo de Construção do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo Disciplinar
Maria de Fátima Chorão Sanches (Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Maria da Conceição Brito da Silva (Escola Secundária de Caneças)

A Formação Inicial de Professores em Contexto de Investigação-Acção: Concepções e Práticas de Avaliação Pedagógica
Adelina Carvalho Paulo (Escola Afonso Paiva de Castelo Branco) e Florbela Trigo-Santos (Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

A Formação de Professores de Ciências e a Reforma: Perspectiva Internacional e a Realidade Portuguesa
Thomas Dana, Vincent Lunetta e Lois Campbell (Pen State University) e Jesuína Fonseca (Universidade do Algarve)

Necessidades de Formação Contínua de Professores: Uma Tentativa de Resposta a Pedidos de Centros de Formação
Maria Teresa Estrela, Ângela Rodrigues, João Moreira e Manuela Esteves (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa)

Centros de Formação das Associações de Escolas: Modos de Funcionamento e Características da Oferta Formativa
Carlos Ruela (Escola Secundária Alfredo da Silva)

A Promoção do Pensamento Científico em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico
Joaquim Sá (Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho) e Maria Odete Valente (Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

O Desenvolvimento Científico no Jardim de Infância: Influência das Práticas Pedagógicas
Maria José Câmara e Ana Maria Morais (Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)