Volume VI • n.º 2 • 1997

Artigos

Jean Piaget (1896 - 1980): O Psicólogo do Necessário
Orlando Lourenço (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa)

Sobre a Identidade da Pedagogia
Agostinho dos Reis Monteiro (Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Aprender a Pensar e Resolução de Problemas: Um Estudo de Orientação Metacognitiva em Aulas de Física do Ensino Secundário
António Neto (Universidade de Évora) e Maria Odete Valente (Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Significações de Ordem Moral Atribuídas pelos Professores ao seu Papel Educativo no Contexto da Interacção Pedagógica
Maria de Fátima Galveias (Escola Secundária Sá da Bandeira)

Aprendizagem Científica e Contextos de Socialização Familiar: Um Estudo com Crianças dos Estratos Sociais mais Baixos
Delmina Pires (Escola Superior de Educação de Bragança) e Ana Maria Morais (Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Professores e Reforma Curricular: Práticas de Inovação ou de Adaptação aos Contextos Sistemáticos da Escola?
Maria Manuela Brazão (Escola Secundária D. Pedro V) e Maria de Fátima Chorão Sanches (Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Assistentes Sociais, Engenheiras e Taxistas: Uma Análise dos Estereótipos do Género
Luísa Saavedra (Instituto de Educação e Psicologia da Universidade o Minho)

Anicet Fusillier: Um Percursor da Educação em Portugal
João Pedro Fróis

Perspectivas e Experiências dos Professores

A Construção da Ciência e o Ensino da Ciência: Ciência e Contextos Sociais
Alice Fontes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Ana Maria Morais (Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)